Inaugurado em Agosto de 2009
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: SONIC THE HEDGEHOG - (16-Bit)

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL


Jogos Aleatórios

SONIC THE HEDGEHOG - (16-Bit)

Sonic the Hedgehog

★★★★★
Sistema:Mega Drive
Ano:1991
Gênero:Plataforma
Produtora:Sega
Formato:Rom
Observações:--




Seleção de fases: Na tela título faça: cima, baixo, trás, frente, A + START.

Truque das mil faces e invencibilidade: Na tela título faça: C, cima, C, baixo, C, trás, C, frente. Agora segure A e pressione Start até começar a fase. Quando começar a fase você estará invencível e ao apertar B você poderá entrar no modo de edição, apertando A você escolhe outros itens do modo de edição e ao apertar C você insere o item que Sonic se transformou.

Super truques: Usando o debug mode e pausando, cada botão terá uma função: A - reset ; B - Câmera Lenta ; C - movimentação em sprites .

Demo Confuso: Quando passar a demonstração de fases segure C e o computador ficará confuso andando apenas em linha reta.

HEDGEHOG
O que é um "Hedgehog"? Hedgehogs são ouriços como esses da foto, que infelizmente, nas traduções bizarras dos manuais da Tec Toy, apareciam descritos como porco-espinho. Apesar da semelhança com porcos espinhos, Hedgehogs não são porcos-espinhos.
O ouriço possui uma cauda muito pequena, as orelhas são igualmente pequenas e a cabeça encontra-se bem destacada do corpo. A cabeça é densamente coberta de pelos. Sua visão é pouco desenvolvida, ao contrário da audição e do olfato. Quando se sente em perigo vira uma bola, expondo os espinhos como arma de defesa (Spin Dash). Hiberna geralmente entre Novembro e Março.
A época de reprodução costuma ser de Abril a Agosto, tendo uma duração de 12 a 13 semanas. As ninhadas são compostas de 4 a 6 crias. Vive em média de 7 a 10 anos, vivendo apenas 3 geralmente. As principais causas de mortalidade são a fome durante a hibernação, a caça por parte de raposas , texugos ou mesmo cães. Os atropelamentos também constituem em um importante fator de mortalidade dos Ouriços.
Geralmente, a comunidade científica faz clara diferença entre o ouriço e o porco-espinho (Hystrix cristata), que é um roedor. No entanto, em Portugal e na Galiza, o ouriço-terrestre (Erinaceus europaeus) recebe indistintamente os nomes de porco-espinho, ouriço, ouriço-cacho, ouriço-cacheiro ou rescacheiro, posto que o habitat do Hystrix cristata na Europa se limita ao sul da península italiana (Sicília e Nápoles), onde foram introduzidos pelos romanos a partir da África.
Uma diferença importante entre estas duas espécies é que os espinhos do ouriço, ao contrário dos do porco-espinho, não se soltam naturalmente, nem são venenosos.
Graças à sua dieta, os ouriços são importantes no controle de pragas, já que são capazes de comer várias vezes o seu próprio peso em insectos e anelídeos.

















Sonic the Hedgehog - (ソニック・ザ・ヘッジホッグ) é um jogo criado pela Sonic Team,uma divisão subsidiária da Sega.

A Sega buscava um mascote que representasse a empresa de maneira a alavancar as vendas do Mega Drive nos Estados Unidos.

A rival Nintendo possuía o BLOCKBUSTER Mario e a Sega já havia apostado suas fichas no Alex Kidd (primeiro mascote da empresa) e no Mickey Mouse, mas ainda assim, faltava um nome forte que representasse bem a empresa.Fora que o Mickey estava associado à Disney. Precisavam de um personagem que fosse associado diretamente à própria Sega.

Então, em 1990, a Sega realiza um concurso interno para criar um novo mascote, e entre as sugestões apresentadas, os finalistas foram um tamanduá bandeira e um ouriço.
O último foi escolhido por chamar mais a atenção dentre todos os projetos apresentados e a idéia era criar um personagem que fosse veloz e ao mesmo tempo pudesse destruir os inimigos sem ter que parar pelo caminho pra realizar essas ações.

Sonic conseguiu cumprir sua meta e alavancou as vendas do Mega Drive na América do Norte a ponto de substituir Altered Beast no jogo que acompanhava o console novo na caixa.A velocidade de Sonic the Hedgehog fazia referência também à velocidade de processamento do Mega Drive, que na época, era um diferencial.

Sonic the Hedgehog foi o jogo que introduziu a característica "velocidade supersônica" em jogos de plataforma.Assim como os loopings e molas através do cenário.

Além da velocidade nunca antes vista na história dos videogames, outros atrativos de Sonic the Hedgehog eram: a qualidade gráfica que explorava o máximo dos processadores do Mega Drive: alta resolução de cores e uma jogabilidade excelente e de fácil adaptação. Além de que apresentando tantas novidades,era um jogo que se destacava em meio aos milhares de clones dos jogos de plataforma que existiam no mercado até então. Sonic se destacava até mesmo dos milhares de clones de Mario.

Sonic é um personagem ágil que se locomove em alta velocidade pelo cenário e pode acertar os inimigos em diversos ângulos cruzando belos cenários coloridos e detalhados (vide o movimento das águas na Green Hill Zone, por ex.) e ricochetear em molas, ganhar embalo em descidas e túneis subterrâneos,era capaz de destruir paredes graças aos seus comandos práticos e simples de executar e tornava a experiência prazerosa à crianças, adultos e idosos.

Sonic é um ouriço, à época que o jogo foi lançado, um animal bastante popular no Japão,infelizmente nos manuais da Tec Toy foi sempre traduzido como sendo um "porco espinho".

Sonic deve coletar anéis pelas fases para se proteger dos ataques de inimigos.
Cada 100 anéis coletados rendem uma vida.
Se Sonic for atingido sem ter coletado nenhum anel perde uma vida.

São necessários 50 anéis para acessar às Bonus Stages nas quais Sonic tem a missão de resgatar 6 Chaos Emeralds (esmeraldas essas que o vilão do jogo, Dr. Ivo Robotinik, também deseja resgatar).
Essas fases bônus são acessadas ao entrar dentro de uma argola gigante no final do estágio.
A fase bônus é um portal interdimensional que se localiza na parte subterrânea da Ilha (South Island).
Nessa fase há um movimento de rotação constante e Sonic tem que ir avançando com cuidado para não encostar em objetos de colisão que o impeçam de coletar a esmeralda.
As Bonus Stages desse jogo são sem dúvida, a parte mais desafiante do mesmo, juntamente com o estágio Labyrinth Zone.

Cada estágio é composto por 3 atos, sendo que, no último se enfrenta o chefão.
O chefão de todos os terceiros atos dos estágios é o vilão Ivo Robotinik (aka: Eggman).
E em cada estágio ele volta com a nave re-equipada com diferentes aparatos técnológicos mais poderosos para confrontar o herói - característica essa que viria a ser ainda mais desenvolvida na sequência: Sonic the Hedgehog 2.

Ao todo são seis estágios diferentes apresentando distintos níveis de desafio:
Green Hill Zone - Talvez o estágio mais famoso dos jogos do Sonic até os dias de hoje, que inclusive, ganhou um remake no jogo Sonic Adventure 2 desenvolvido para Dreamcast.

É uma ilha tropical cercada por montanhas e relevos sinuosos, loopings e túneis subterrâneos.É uma fase não-linear que pode ser vencida seguindo diferentes caminhos.Nesse estágio Sonic pode ultrapassar a barreira do som tamanha a velocidade que alcança. Óbvio que está sujeito a perder anéis se esbarrar em algum inimigo sem perceber, porém não é o estágio mais desafiante do jogo.

Marble Zone:A Zona do Mármore é uma fase linear e subterrânea e não é uma fase de velocidade como Green Hill Zone. Os acts desse estágio são mais longos e exigem mais concentração do jogador uma vez que a fase é mais difícil e diversos tipos de objetos e inimigos diferentes podem atingir Sonic e fazê-lo perder vidas.

Plataformas móveis com espinhos nas pontas e labaredas de fogo estão prontas para atingirem Sonic ao menor deslize. Essa fase exige muita atenção da parte do jogador e paciência uma vez que passa por partes intrincadas e lentas.

O layout do cenário apresenta uma arquitetura greco-romana, com colunas e templos que lembram o Partenon.

Spring Yard Zone - Estágio que se passa numa atmosfera urbana com direito a edifícios e vegetação no background.
É uma fase que mescla momentos de velocidade com ladeiras em angulação veloz, e como o nome da própria fase sugere, molas e bumpers pelos quais Sonic ricocheteia por quase toda fase.

Tem uma estrutura não-linear que permite ao personagem terminar a fase por caminhos diferentes e plataformas nas quais alcança grandes velocidades e também está mais propenso a ser atingidos por objetos e inimigos.

Labyrinth Zone - Essa é a fase mais desafiante do jogo e que exige maior concentração do jogador para que o mesmo não cometa equívocos mortais.

É uma fase através de um intrincado labirinto aquático cercado por cachoeiras.
É um estágio completamente linear.
Grande parte do estágio é embaixo d'água onde Sonic pode ficar 20 segundos submerso antes que comece a contagem regressiva que só pode ser revertida alcançando a bolha de ar. E aí temos mais 20 segundos de sobrevida novamente.

No entanto o desafio maior consistem em não encostar nos espinhos e inimigos no meio das plataformas rolantes do cenário que podem o levar a morte e ter paciência para se movimentar na lentidão da água para vencer os desafios irritantes que o esperam.Considero o estágio mais difícil de todo o jogo.

Star Light Zone - Outro nível urbano, e dessa vez, com descidas e loopings que inspiram maior velocidade pela fase e a opção pela não-linearidade.

Um ou outro deslize podem acontecer por estar em alta velocidade, como cair no vazio e morrer, saltando de uma plataforma a outra, porém é uma fase mais de velocidade do que de desafios alucinantes que exijam concentração enorme do jogador.

Scrap Brain Zone- Último estágio do jogo precedendo somente a última fase que na verdade é apenas um act preparado para se enfrentar o último chefe do jogo.

É uma fase que exige atenção do jogador nas esteiras rolantes e também para não ser atingido pelos raios emitidos por objetos e motosserras perigosas além de blocos giratórios que somem e podem fazer o personagem cair num poço sem fundo e morrer.

O último ACT da Scrap Brain é uma zona áquatica semelhante aos atos da Labyrinth Zone, mudando somente a cor dos ladrilhos e azulejos da fase.

Final Zone - Zona final como o próprio nome diz, onde Sonic enfrenta Robotinik pela última vez e tem que tomar cuidado pra não ser esmagado pelos pistões ou ser atingidos pelas esferas elétricas. Esse estágio não possui nenhum anel para Sonic coletar, dessa forma, qualquer deslize é um abraço.

A história do jogo é a seguinte:
Os animais da ilha estão sendo aprisionados dentro de robôs-escravos a serviço de Robotinik, para que encontrem as seis esmeraldas do Caos. Em posse delas,Robotinik utilizará sua energia com finalidade bélico-nucleares (a energia das Esmeraldas mantém o eixo da ilha girando no oceano).Sonic ao saber do caos que está instalado na Ilha vai para lá, pois sabe que pode reverter o estrago se encontrar as seis esmeraldas antes de Robotinik que instalou sua base na ilha.

O verdadeiro final do jogo só é mostrado se o jogador consegue recuperar todas as esmeraldas, se bem que, o final bom não é muito diferente do final ruim pelo sacrifício que é coletar todas as esmeraldas nesse jogo.

Quase ia esquecendo de comentar a estupenda trilha sonora que mais uma vez atesta a habilidade única dos japoneses como excelentes melodistas. A trilha ficou sob responsabilidade de Masato Nakamura, da banda Dreams Come True, que criou músicas top de linha para todos os estágios e músicas com temas mais densos e dramáticos nos confrontos finais com os chefes de fase.Deu um tom cinematográfico ao jogo, adequando as músicas às características de cada fase em particular. Criou as músicas num computador Atari com 4 canais. Algumas destas melodias se tornaram inesquecíveis, como o tema da Green Hill Zone que até hoje tocado por músicos do mundo inteiro e muitos postam vídeos dessas performances no youtube. Memorável. A música é espetacular e um show à parte. Caem como uma luva para todos os cenários, são temas inspirados que merecem toda a nossa atenção e reconhecimento. Obras de arte.

O jogo possui diferenças sutis entre as versões japonesa e americana.
Na versão japonesa, na Green Hill Zone, as nuvens se movem no céu, sendo que na versão americana são itens estáticos no cenário.Os blocos flutuam na lava da Marble Zone na versão Japonesa, na versão norte-americana eles ficam estaticamente afundados sobre ela, entre outros detalhes sutis que não recordo agora.

Meu veredito final é que na época Sonic foi um jogo revolucionário e um sucesso imediato que ajudou a Sega na guerra dos 16 bits contra a gigante Nintendo. E fez também, consequentemente o Mega Drive ser seu videogame mais bem sucedido em toda sua história enquanto produtora de hardwares domésticos - já que apesar de abandonar os videogames ela se mantém no ramo dos arcades até hoje.

No entanto, analisando agora com certo distanciamento, já que esta obra magnífica foi lançada há exatos 20 anos, na qualidade de "retrogamer", ao jogar esse jogo , às vezes me vem um ato falho que é a vontade de aplicar um Spindash, que só viria a ser criado no jogo Sonic the Hedgehog 2. Hoje em dia eu percebo como o Spindash faz falta nessa aventura do ouriço, muito embora, a Sega tenha lançado há alguns anos atrás uma versão para Game Boy com essa feature. Mas os usuários de Mega Drive não tinham essa possibilidade.

Por outro lado, como foi o primeiro jogo lançado e não se sabia sequer se haveria uma continuação, embora o sucesso estrondoso do jogo apontasse que isso seria inevitável, naquela época o Spindash não era necessário. Porém, ao inserir esse item no arsenal de ações do personagem o Spindash torna-se uma evolução do personagem de forma que agora não conseguimos mais viver sem ele assim como as pessoas que não tinham controle remoto e não sentiam falta, hoje sentem um certo desconforto ao ligar a TV e não encontrar o aparelho. Hoje em dia todos usamos controle remotos em nossas TVs. Antes não fazia falta, mas agora que controle remoto e Spindash existem se tornam indispensáveis no nosso dia-a-dia

Uma obra prima que deve ser apreciada por todas as gerações e um clássico absoluto da Sega que sem sombra de dúvidas interferiu na nossa cultura de modo drástico.
Sonic já foi tema de Mc Lanches e até de troféus de Grande Prêmio de fórmula 1.E embalados pelo seu sucesso foram criadas HQs do personagens e desenhos para televisão, bonecos com seu licenciamento. Um verdadeiro épico criado no ínicio dos anos 90 e que merece sem sombra de dúvidas o nosso troféu e reconhecimento eterno.

Comentar


Deixe um comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *