Inaugurado em Agosto de 2009
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: ANÁLISE DE COLUMNS

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL


Jogos Aleatórios

ANÁLISE DE COLUMNS

COLUMNS
★★★★★
Tipo:Jogo
Ano:1990
Gênero:Puzzle
Produtora:SEGA
Formato:Arcade Board
Observações:--
Reza a lenda que no final dos anos 80 a SEGA tinha conseguido a licença de uma produtora para realizar sua versão de Tetris.
Mas foi barrada pela Nintendo que conseguiu exclusividade sobre o título para lança-lo no Game Boy. A SEGA já tinha produzido diversos cartuchos de TETRIS para Mega Drive, mas teve que destruí-los em função do ocorrido.

Em 1989, Jay Geersten cria Columns e o jogo ganha versões para diversos computadores domésticos e então ele resolve vender os direitos do jogo para a SEGA.E a empresa resolve testar o PUZZLE nos Arcades e o jogo revela ser um enorme sucesso.

Nesse jogo, que se apropria de algumas características de Tetris - como o espaço retangular por onde caem as peças - o jogador deve juntar no mínimo três joias iguais na horizontal, vertical ou diagonal. Assim pode agrupar o número máximo que conseguir criando combos maiores e conforme as peças despencam do andar superior, combos indiretos e muitas vezes fantásticos, por desencadearem uma cadeia de hits que elevam bastante a pontuação.

Dicas são dadas ao jogador até o terceiro nível de experiência. A partir daí as peças despencam mais rapidamente pelo cenário e tens que raciocinar mais rapidamente para não deixar as peças serem "esmagadas" no topo da tela.

O jogo possui gráficos simples porém detalhados. Cada peça tem uma forma geométrica diferente. A trilha sonora é belíssima. Um dos temas principais, "Clotho", parece ser uma linha de contraponto para órgão. Mas não pesquisei o suficiente para tal afirmação.

O jogo é viciante, não consigo apontar defeitos para o mesmo. Por isso ganhou a nota máxima e quase leva o troféu MSX GOLD, porque CLÁSSICO é o que define esse jogo, sem mais.

Essa versão é ligeiramente mais fácil que a versão do MEGA. Talvez pelo jogador perder fichas e talvez se revoltasse facilmente com isso, enquanto no console poderia jogar quantas vezes quisesse, por mais difícil que fosse, sem gastar a mais com isso.

Meu veredito: SENSACIONAL!


Deixe um comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *